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Gabriela Costa

4 Dicas infalíveis para manter os clientes fieis a sua empresa!

Atualizado: 27 de mar.

Precisamos de retenção de clientes! Não apenas ganhar clientes, é necessário mantê-los com você e sua empresa.


Uma empresa não é mantida com clientes novos, mas sim com os melhores clientes. Por isso, antes de investir em marketing e anúncio pago, comece pelos passos iniciais: retendo clientes.



Com a onda do empreender pra lá empreender pra cá, é necessário ter estratégias que te diferencie dos concorrentes, caso contrário morremos na praia, não é mesmo?

Falo por mim, que pertenço a uma área extremamente saturada e cheia de profissionais inteligentíssimos, criativos e cheios de energia. Imagina só se eu não tiver uma estratégia o que irá acontecer com meu estúdio...


Nem quero imaginar o pior cenário.

Por isso, ninguém melhor do que eu (modéstia parte) para te contar um pouco sobre retenção de clientes e o que eu costumo fazer para mantê-los.

Primeira Dica


Para reter clientes, é necessário antes que eles se identifiquem com a sua empresa.


Se eles não se sentem acolhidos, identificados e amparados sempre que precisam, vão atrás de outra...

Portanto, o primeiro passo é entender o que os seus clientes gostam, o que frequentam, como eles são (faixa etária, profissão, classe social, situação financeira, etc).

Descobrir o melhor público-alvo que você pretende atingir e a persona perfeita para a sua empresa vai te fazer selecionar melhor os seus clientes e vai te deixar mais tranquila(o) quando um cliente vier comprar com você e ele não se identificar com a empresa, porque você já sabe que aquele cliente não é a sua persona.


Segunda Dica


Capriche muito no atendimento, mas muito mesmo! A ponto do cliente ficar emocionado com tanta gentileza.


Tenha interesse no seu cliente! Óbvio, não é pra sair perguntando tudo da vida dele, mas tenha a educação de perguntar como foi o dia dele, se ele está bem, etc.

No mundo seco e sem emoção de hoje, é interessante que o atendimento seja o mais humano, cordial e gentil possível.


Às vezes, seu cliente passou um dia horrível, está com problemas pessoais, porém uma conversa com ele de uma forma educada e eficiente pode conquistá-lo e ele irá se sentir até melhor com uma boa conversa.


Tem coisa melhor que isso? Até deixa o coração quentinho! 😍

Nada destes atendimentos robóticos de telemarketing, hein? Pelo amor! Isso já caiu de moda faz tempo (se é que alguém acha essa forma de atendimento interessante).


Terceira Dica


Aparência profissional e focada no cliente.


Ao entregar o produto, surpreenda o seu cliente!


Tenha um cartão de agradecimento, uma caixa bonita com uma mensagem de impacto, cartões de visita para que ele guarde suas informações de contato.


Deixe um telefone disponível para ele se comunicar sempre que precisar, mostre que você não é um qualquer, que sua empresa é uma marca e esta marca está preocupada com o cliente.


Tenha uma identidade visual própria e mostre para o cliente a sua preocupação em ser profissional, não apenas em vender e ser mais um no mercado.


Esses dias eu fui nos correios postar minhas encomendas e lá sempre encontro o pessoal do mercado livre. Sempre observo as caixas dos produtos e são sempre MUITO sem graça...


Algumas caixas vem até amassadas e improvisadas de qualquer jeito, remendadas de fita adesiva.


Agora me diga: o cliente deste vendedor terá uma boa experiência?


Uma coisa é reutilizar as caixas, outra coisa é pegar lixo e usar como embalagem.

Sobre as embalagens legais, são poucos que inovam neste quesito. Já parou para pensar que este pode ser o teu diferencial em meio a tantos vendedores? Preste atenção nestes detalhes e seja ligeiro!


Estratégia é a alma do negócio, sempre.



Quarta Dica


Pergunte ao cliente depois que a compra chegou: "Deu tudo certo, chegou tudo bonitinho ai?".


Essa preocupação com o bem-estar do seu cliente é essencial e decisivo para que ele mude de empresa ou se mantenha na sua de uma vez por todas.


Portanto o pós venda é tão importante para reter os clientes quanto o pré venda.


Caprichar no cartão e mandar uma mensagem de agradecimento dentro da embalagem tá valendo.


Coisas tão simples que fazem toda a diferença, percebe?


É aprendendo e se esforçando que irá te fazer sobreviver mais e mais tempo no mercado, portanto, aproveite as dicas gratuitas daqui do estúdio e não deixe de compartilhar o nosso post nas redes sociais.

Viu os diversos links que estão neste post? Aproveite para se informar um pouco mais sobre esse assunto lendo os demais posts que estão aqui no blog.


Eu tenho certeza que eles irão lhe dar diversas ideias!


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Beijos, muito obrigada por ter lido e até o próximo post!


4 Dicas infalíveis para manter os clientes fieis a sua empresa!

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QUEM FAZ

Gabriela Costa

Gabi

Sou a gótica colorida por trás do estúdio A Casa de Lilith. A minha missão é trazer, através do design e do branding, oportunidades de crescimento para pessoas empreendedoras que estão em busca de montarem seus impérios. Acredito que ter um negócio é realizar um sonho e amo fazer parte deste processo..  

 

Trabalho com design desde 2012 com foco no mundo digital e impresso e será um prazer imenso trabalhar no seu projeto!

 
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