Acredito que se você chegou até aqui, é porque você se importa com a sua empresa e a sua identidade visual, certo? Isso é muito bom de saber! É sinal de que você que ver o seu empreendimento crescer e torná-lo melhor a cada dia.
Geralmente, quando recebo solicitações de orçamentos, sempre tem uma preocupação imensa com as redes sociais e com a parte impressa, mas o pessoal esquece de uma parte mega importante: a assinatura de email. Esta também é de tremenda relevância para manter a aparência profissional da sua empresa.
Ter um corpo de email personalizado passa credibilidade e maior confiança para os clientes que o recebem. Muitos dos emails que recebemos hoje são confundidos com spam e, ainda mais se este email não possuir formatação.
Eu já mostrei para vocês o corpo de email do estúdio? Não? Então dá uma olhada nele:
Nosso corpo de email é 100% personalizado e ÚNICO. Isso significa que, quando um cliente recebe um email nosso, este saberá que se trata de uma mensagem confiável e os robôs entenderão que a nossa mensagem é importante para o destinatário. Resultado: não cai no spam.
Parece uma coisa boba, mas isso pode salvar negócios e orçamentos, visto que as caixas de entrada ficam lotadas com emails de promoções e a sua proposta de orçamento pode ser excluída junto com esses lixos eletrônicos.
Portanto, investir em um corpo de email pode ser um grande diferencial e é por isso que vim aqui dar algumas dicas a respeito para que a suas mensagens cheguem com eficácia e profissionalismo.
1. Fundo do Email em HTML
Não sabe mexer em HTML? Não leva o menor jeito com design? Não se preocupe, a gente faz para você, mas uma coisa que você deve mudar para melhor o quanto antes é o corpo do seu email.
Ter um corpo com formatação, fonte e cores agradáveis torna a leitura do seu email mais acessível e sofisticada.
Aliás, depois de ler o post não deixe de solicitar um orçamento sem compromisso, você pode clicar aqui ou nos chamar no WhatsApp (11) 95791-4246, será um prazer lhe atender!
2. Nada de imagens!
Gente, imagens são maravilhosas, não podemos negar isso... mas temos que entender que emails devem ser leves e, se você tem que enviar uma imagem toda vez que enviar um email para alguém, suas imagens irão abarrotar a caixa de entrada do seu destinatário, o que não é nada legal, não é mesmo?
Fora que emails muito grandes (em MB) podem cair direto no spam, então nada de imagens, e se for utilizar, que sejam pequenas, de preferência em .PNG otimizado ou .WEBP que é um formato feito especialmente para usar na internet.
3. Manter a identidade visual da empresa
Uma coisa que eu vejo com frequência são empresas que possuem logotipos, sites maravilhosos, uma papelaria incrível e... um email falido feito nesses sites que geram assinatura de email. :(
Não consigo entender o motivo de desmerecerem tanto o email como se este fosse algo ultrapassado. Sabemos que o email é parte crucial da comunicação com o cliente!
Aqui mesmo fechamos diversos orçamentos, converso com os clientes por email, mando os arquivos de imagem por lá também e sei a importância deste meio de comunicação para o meu faturamento.
Então porque não se preocupar em manter a identidade visual do meu negócio no corpo de email, não é mesmo? Por isso, devemos manter a paleta de cores, fontes e adicionar o logotipo no cabeçalho ou ao lado da assinatura.
4. O que adicionar na assinatura de email?
Basicamente, coloque aquilo que iria no cartão de visitas. O nome, pelo menos 1 sobrenome, seu cargo na empresa, telefone para contato (o whatsapp acredito ser a melhor alternativa possível), redes sociais como LinkedIn ou caso você tenha uma empresa mesmo, coloque as redes sociais profissionais (facebook, instagram, etc.).
Assim você demonstra confiança e o mais importante: que você existe mesmo e não é um robô mandando spam por aí.
5. O que NÃO colocar na assinatura de email?
Primeiro de tudo: não é necessário colocar o seu email. Seu email já está escrito no cabeçalho. Não sei porque as pessoas insistem em encher linguiça na assinatura de email, colocando várias informações desnecessárias como redes sociais "pessoais", por exemplo.
Não podemos misturar a vida pessoal com a profissional. São dois mundos diferentes.
Você pode até perder um negócio de um cliente que acessou suas dependendo do que você posta nas redes sociais. É de extrema importância fazer esta divisão. Não brinque com seu trabalho, mostre profissionalismo e imparcialidade.
Por outro lado, (às vezes) é legal trazer um pouco de informalidade, dependendo do tipo de cliente que você trabalha, mas na maioria dos casos, o ideal é manter a sobriedade.
6. Fique longe dos geradores de assinaturas automáticas gratuitas
Eu sei, é tentador querer resolver todos os problemas da empresa usando ferramentas gratuitas, (até eu faço isso às vezes enquanto não tenho grana) mas eu sempre bato na mesma tecla com relação aos investimentos que devemos fazer em nossas empresas para termos retorno financeiro e reconhecimento, além de atrair novos clientes.
Investir em seu negócio é investir em você mesmo e no seu futuro!
Sempre falo aqui a importância de se investir em identidade visual, mas ainda há pessoas que insistem em manter os mesmos padrões de comportamento, acreditando que a identidade visual é um supérfluo e não uma forma de alavancar o teu negócio. Por isso que seu negócio não evolui, fica estagnado pelo medo!
E não falo isso sozinha, mas meus clientes também me contam o quanto eles evoluíram após a melhoria da identidade visual. É importante, pode acreditar. Até entendemos quando a pessoa realmente não tem grana para isso, mas quando você tiver indo bem e quiser evoluir ainda mais, não pense duas vezes, invista no seu negócio. ;)
Bom, por hoje é só! Espero ter te ajudado a pelo menos pensar de uma forma diferente com relação ao teu email profissional. Até o próximo post!
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