Criar uma marca de luxo pode ser um sonho para muitas pessoas, por isso, resolvi escrever este post que, acredito eu, não há um conteúdo mais extenso sobre isso na internet e também se trata de um assunto que não é muito enfatizado em blogs de marketing.
Aliás, as táticas de marketing para o mercado do luxo são bem diferentes das táticas usadas no mercado popular.
Criar uma marca de luxo não é uma tarefa tão fácil e já vou te explicar o porquê.
Mas antes, recomendo que leia este post: o que faz um cliente confiar em um negócio, porque lá enfatizo muitas das coisas que vou abordar neste post, beleza?
Então vamos lá!
O que faz uma marca ser "de luxo"?
São muitos fatores, muitos mesmo, mas os principais, resumidamente são:
Sensação de escassez
Branding e identidade visual ÚNICA
Qualidade superior
Tradição e alta reputação
Aspecto artesanal
Feita para ser exposta, mas nem tanto
Usufrui de uma camada alta da sociedade como "propaganda"
Não foca necessariamente na utilidade do produto, mas em sua experiência
Achou muita coisa? Nem começou, hehe! Vou abordá-las com calma cada uma delas logo abaixo.
O que é luxo?
O luxo é algo que é muito subjetivo, por isso, está mais ligado à experiência da compra em si do que a funcionalidade do produto.
A compra faz você se sentir em um patamar superior ao que os outros. Grosso modo, é isso que faz muita gente gastar muito (e até se endividar) com produtos e serviços de luxo.
Essa talvez seja a maior razão pela qual as pessoas procuram consumir marcas de luxo.
Veja que uma pessoa é capaz de gastar 25.000 em uma bolsa não é porque ela coa café e limpa a casa, mas porque ela carrega status econômico e social, traz um sentimento de pertencimento a um grupo superior aos demais setores da sociedade.
Até porque quem não quer ficar em um hotel 5 estrelas com vista para as belas praias de Fernando de Noronha ou ganhar um perfume bem cheiroso da Chanel?
Sensação de escassez
Isso se conecta com o primeiro tópico ali em cima, porque você precisa pensar que, se há muitos do mesmo produto por aí, ele não é importante ou valioso.
É só pensar na rubi, ouro, diamantes. São escassos, logo são caros!
É aí que entra a importância de o seu produto ser único, escasso e muito difícil de achar.
Lembre-se daquela bolsa Louis Vuitton que você não vai achar nenhuma outra tão bem feita e perfeitamente costurada quanto ela.
Aliás, duvido você achar uma bolsa tão bem elaborada quanto uma LV.
A identidade visual e o branding é fundamental!
Acho que o branding faz efeito para qualquer negócio, mas em marketing de luxo, o branding já é lei há muitos anos.
Não é possível criar uma marca de luxo sem trabalhar no propósito da marca, sem ter uma identidade visual bem feita e bem pensada. É só pensar em grandes marcas de luxo e os símbolos delas vem a nossa cabeça.
E não só os símbolos como as cores!
É só você pensar no "azul tiffany" da Tiffany e Co. ou o famoso "marrom fendi" da Fendi. É a maior prova de que a identidade visual aqui importa E MUITO.
Não é possível fazer uma marca de luxo sem uma excelente paleta de cores, um bom logo e uma boa aparência.
Por isso, será importante investir pesado em uma excelente identidade visual, impressos de altíssima qualidade e uma papelaria excepcional.
Assim, você fará o processo de experiência do cliente ser perfeito e criará uma marca forte e influente.
Qualidade superior é um pré-requisito, não um diferencial
Nem sempre o produto é o mais útil do mundo, mas com certeza ele deve ter os mais altos padrões de qualidade possível. E isso nunca deve ser um diferencial.
Na verdade, depois da escassez, é essa condição que torna um objeto de luxo muito mais valioso.
É só pensar no relógio Rolex, que é capaz de aguentar qualquer impacto sem quebrar ou parar de funcionar devido a sua altíssima qualidade.
O diferencial do Rolex é sua clássica aparência robusta e chamativa, que o torna reconhecível de longe. Além de sua reputação centenária, é claro.
Portanto nada de citar "qualidade" como um diferencial! Qualidade aqui é regra.
A tradição e reputação é lei!
Marcas de luxo também possuem muito foco na tradição e na reputação que é construída pela sua experiência e qualidade, por isso, já lhe digo que não é possível criar uma marca de luxo em duas semanas.
O branding da marca terá que ser constantemente aprimorado, o seu público-alvo estudado, sua persona muito bem definida.
Assim você conseguirá criar uma marca original e influente.
Por isso, não adianta simplesmente fazer uma boa identidade visual e ter um bom produto. O branding/marketing é um processo contínuo, não se esqueça.
Aspecto e trabalho artesanal
Se você pesquisar a maioria das histórias de grandes marcas de luxo, descobrirá que o dono ou era um artesão ou um designer ou era uma família que trabalhava artesanalmente em um tipo de produto por muitos e muitos anos.
O que eu quero dizer com isso?
Que a qualidade, a preocupação com o processo da criação do produto é importantíssima. Um produto artesanal é um produto único e é feito minuciosamente.
A pessoa que o elabora precisa ser uma especialista no assunto. Não é qualquer um que vai trabalhar em um produto de luxo.
Resumidamente, cada produto da marca precisa soar como uma verdadeira obra de arte. Ele não pode ser mais um. Ele precisa ter um acabamento perfeito, impecável e impressionar o cliente, superando todas as expectativas possíveis!
Marketing discreto
Você já viu algum comercial da Gucci nos programas da SBT? E um panfletinho na rua da Gucci, você já recebeu? Pois é.
Marketing de luxo é diferenciado.
Aqui as regras do marketing para as grandes massas não funcionam, porque neste caso, a gente tá querendo atingir um público mais restrito e fechado.
Por isso, não faz sentido algum sair por aí divulgando em qualquer lugar.
O marketing de luxo é mais à moda antiga, eu diria. O famoso marketing boca a boca aqui é muito mais eficaz do que o marketing padrão.
Afinal o boca a boca seleciona as pessoas que vão ser atingidas pela marca.
A internet está mudando isso um pouco, mas ainda é bem difícil você ver publicidade de marcas de luxo por aí no adsense, por exemplo.
É aqui que entra a grande sacada de ter uma persona bem definida, saber os locais que ela frequenta e estar presente nestes locais.
Por isso, seu marketing deverá ser mais "cara a cara" e menos "bot".
Foco na alta sociedade
Não adianta querer criar sua marca de luxo focando na classe média ou na classe média alta.
A classe média ou média alta poderá até se sentir atraída para a sua marca e comprar seus produtos e isso será um sintoma natural - afinal, o sonho de todo ser humano que vive o sistema capitalista é ter status social, nem que venda as calças para isso - mas seu foco não deve ser a classe média ou a média alta.
Sim, o marketing de luxo é excludente e é dessa forma que ele funciona.
Quer cobrar caro no seu produto ou serviço? É necessário focar exclusivamente na elite da classe A.
Você precisa saber absolutamente tudo sobre este grupo!
Estude a fundo mesmo! O que eles gostam, o que fazem, onde andam e você vai entender como poderá ajudá-los com seu produto ou serviço.
Atingindo suas dores e dificuldades, você poderá atraí-los mais facilmente e fazer o seu preço, considerando todos os fatores lá em cima, é claro!
Experiência é fundamental
E quando falo de experiência, me refiro a vivência da compra. Tudo precisa ser impecável.
Observe: não é ótimo ou bom, mas impecável!
O atendimento precisa ser 100% humanizado, focado no cliente e em suas necessidades.
É muito comum marcas de luxo sempre terem locais fixos para atender seus clientes, porque esse contato direto mostra preocupação com as necessidades, o que faz o cliente se sentir especial.
O cliente paga caro para isso, então ele quer ser bajulado. Resumidamente, o cliente paga pelo status de existirem pessoas dispostas a atenderem suas necessidades da forma mais completa possível.
Então aqui aparência da marca deve ser impecável, estrutura do local deve ser também impecável. Vale a pena contratar um arquiteto e um designer para criar um ambiente perfeito para os seus clientes, onde eles possam se sentir em casa.
A compra deve ser um momento inesquecível para o cliente. É como se ele vivesse em um filme, por isso, tudo deve ser perfeito! Então isso inclui o produto, as embalagens, o local. Tudo!
Consultoria para Marcas de Luxo
Trabalho com marcas e boutiques e caso você tenha interesse em ter uma marca de luxo, vale a pena fazer uma consultoria de marca para saber como sua empresa está se comportando, o que precisa melhorar e o que já está bom.
Quer ter uma consultoria de marca comigo? Clique aqui e conheça como funciona!
E por hoje é só!
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Espero que esta postagem tenha sido útil para você.
Até o próximo post!
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