Com as notícias a respeito do auxílio emergencial, muita gente está se questionando a respeito do MEI (Microempreendedor Individual), que é a formalização para milhões de trabalhadores "informais" e pequenos empresários.
Hoje vim esclarecer para vocês todos, já que a maioria de vocês, meus queridíssimos clientes, é pequeno empreendedor, autônomo ou informal. :)
Muitos estão há pouco tempo no ramo ou estão iniciando um negócio agora e, por desconhecerem a respeito destes processos de formalização, acabam contratando contadores, abrindo microempresas, passando por processos burocráticos e pagando muito mais do que deveriam ao abrir um negócio.
Acho que isso eu posso explicar com maestria, já que aqui no estúdio eu sou MEI. E sim, por incrível que pareça, é uma pessoa só que gerencia todos os processos (tanto o criativo quanto o burocrático). E tenho 23 anos.
Eu mesma sou o marketing, sou a criação e a administração também. E não vou negar: eu amo o que faço e não trocaria por nenhuma CLT na face da terra, juro! ♥
Por isso, para pessoas que amam ser empreendedoras, mas que buscam sair da informalidade e passarem a serem reconhecidos como microempresas, trouxe este tutorial fácil, simples e o melhor: GRATUITO para abrir o seu CNPJ e poder começar o seu negócio com o pé direito.
Mas atenção: só é gratuita a inscrição como MEI, tá? Todo mês você terá que pagar a guia de impostos (guia de recolhimento), que é em média 55 reais por mês para quem é comerciante e 60 reais para quem presta serviços que vence todo dia 20. Fique ligada(o) nisso!
1. Acesse o site do Portal do Empreendedor
2. Clique novamente em "formalize-se"
3. Faça o cadastro
Faça o seu cadastro com login e senha e, no final você terá emitido gratuitamente o seu MEI. Você receberá um Certificado de Microempreendedor Individual e o seu CNPJ que será usado para emitir notas fiscais no futuro! Protinho, você já é um MEI.
Por que formalizar o seu negócio?
Afinal, para que pagar todo mês, para o governo, os meus 60 reais suados? Também me questionei a respeito, mas é porque tem alguns benefícios muito importantes, como:
Você será reconhecido como empresa e não como autônomo.
Terá direito a aposentadoria, licença-maternidade e seguro saúde, coisas que NÃO são possíveis se você é apenas um autônomo / freelancer.
Você terá um CNPJ que te dá credencial para fazer compras em atacado e com preços mais baixos.
Poderá contratar 1 empregado formalmente (CLT).
Terá direito a isenção e descontos em alguns tipos de impostos cobrados para financiamento ou empréstimos.
Você poderá emitir notas fiscais como uma empresa padrão, isso dá mais segurança ao cliente ao contratar os seus serviços.
Por você poder emitir notas fiscais, poderá trabalhar para outras empresas e até mesmo para o governo, caso você seja fornecedor / fabricante.
Você estará inscrito na receita federal e isso demonstra profissionalismo e comprometimento com o seu trabalho.
Poderá abrir uma conta empresarial nos bancos e ter contas digitais para receber os seus ganhos separadamente da sua conta pessoal.
Convenhamos, com os benefícios que teremos ao nos formalizar digitalmente e tão rápido, os 60 reais são ínfimos ao valor que você gastaria para abrir uma microempresa (ME) que, diferentemente do MEI, tem o benefício de ter mais de 1 sócio e poder contratar diversos funcionários, entretanto os impostos são bem maiores, pois as ME pagam o simples nacional.
Como posso saber se eu posso ser MEI?
Você precisa se enquadrar em alguns destes requisitos abaixo:
Ganhar no máximo 6 mil por mês ou até 81 mil por ano (caso você ganhe mais do que isso, será necessário abrir uma ME, ou o governo pode te multar e cancelar o seu CNPJ).
Ter o CPF em dia, regularizado.
Trabalhar em alguma das áreas que estão enquadradas no CNAE. Recomendo dar uma olhada nas profissões / funções clicando aqui.
Não estar associado a nenhuma outra empresa aberta. Não dá para ser MEI e ter uma ME ou ser sócio / administrador de uma outra empresa.
Ser maior de 18 anos.
Funcionários CLT também podem ser MEI's sem problemas. Só há pequenas exceções para alguns funcionários públicos.
Se você pode ser MEI, seja! Não deixe para regularizar o seu negócio depois, porque quando ele começar a crescer, vai ser um "Deus nos acuda", afinal você vai precisar fazer tudo só! E quem acha que apenas emitindo o CNPJ vai conseguir emitir nota fiscal, já adianto que é uma doce ilusão.
Você terá que comprar um certificado digital A1 (principalmente se você trabalha digitalmente) e pedir a sua licença na prefeitura da sua cidade.
Eu deixei tudo isso para a última hora e nossa, como eu me arrependo amargamente! Agora estou correndo atrás de tudo isso em plena quarentena.
E não está muito fácil, viu? Futuramente eu farei um passo a passo sobre isso também.
Para quem acha que este estúdio funciona em pleno equilíbrio, não sabe dos perrengues que eu passo no dia-dia hahahaha, mas o que importa é que tudo dá certo no final. E vai dar para você também.<3
Caso você tiver alguma dúvida, não deixe de enviar o seu comentário abaixo, porque pode ser a dúvida de milhares de pessoas que podem ler este post.
Será o maior prazer te responder!
E o post de hoje é isso, tenho tantos posts para trazer para cá!
Aguardem para novidades.
Beijo, boa sorte e até o próximo post.
Comments