Boa parte do trabalho realizado aqui no estúdio é feito na minha casa. Muitas clientes não sabem disso e, quando descobrem, ficam surpresas por acharem que aqui é uma mega empresa com dezenas de funcionários. Mas a realidade é bem diferente...
A realidade é essa: trabalho sozinha e me desdobro em mil para postar aqui semanalmente, atender os orçamentos, responder os clientes, postar nas redes sociais, ir aos correios, pensar no logo que preciso entregar na próxima semana, desenhar os cartões de visita de outra cliente, enfim. É uma correria.
Mas como conseguir dar conta de tudo isso sem enlouquecer?
Antes de tudo, mega ultra importante: gostar do que faz, é claro! Para mim não é um "porre" fazer o que faço. Eu adoro o que faço e fico mega feliz quando lembro que sou paga para fazer aquilo que gosto.
Óbvio que tenho dias que quero largar tudo e desistir, mas todo profissional passa por isso... bate a insegurança às vezes.
Portanto, não adianta de nada ter um mega escritório estilo Pinterest se o que você pretende fazer nele te estressa e te deixa triste ou cansada. Eu sou adepta do "faça o que você gosta SEMPRE, não importa o que aconteça".
Por outro lado, não adianta gostar do que faz e alugar um mega escritório no bairro mais chic da cidade se você ama mesmo é trabalhar com os seus gatos pulando na mesa (eu amoooo, é a melhor parte do meu dia ♥ )!
Sua produtividade será menor em um ambiente que não se sente bem.
Enfim, um mega parênteses neste texto né? Mas é importante colocar isso em pauta. Se você estava procurando um sinal do universo para começar a fazer aquilo que gosta, este é um sinal do universo. <3
Mas hoje eu vim mesmo é dar algumas dicas para tornar o seu home office ainda mais confortável e fazer o seu trabalho, mesmo se você ainda não faz aquilo que gostaria de fazer.
0. Organize
Zero! Porque é mais do que importante, é básico! Cara... eu sei como é, chega ser até cliché, mas é ULTRA fundamental.
É papel de rascunho, lista de afazeres e um monte de canetas espalhadas na sua mesa, mas comece ter, todos os dias, o de arrumar a sua mesa APÓS terminar o seu trabalho.
Eu sei como é, no final do dia você estará morta, cansada, mas é o momento certo para guardar tudo e preparar o seu home office para o dia seguinte.
Sabe por que? Porque é muito mais legal acordar cheia de energia e ver seu escritório arrumadinho e aconchegante te esperando para começar o dia. Experiência própria. Arrumo todas as noites, religiosamente, 10 min antes de terminar o expediente.
1. Tenha horário
E quando eu falo definido é esquema CLT mesmo. E não, aqui não existe esse negócio de "sou meu próprio chefe". Na verdade você terá dezenas de chefes: os seus clientes.
Se você quer ter sucesso fazendo home office, é necessário estipular tarefas e os tempos certos para cada uma delas, caso contrário, você se perderá nas tarefas e irá trabalhar o dobro do necessário.
Tenha uma rotina e estabeleça qual hora vai acordar, qual hora vai almoçar e quanto tempo irá trabalhar por dia (e por semana).
E o mais importante: tenha um dia de folga! Desligue os celulares e telefones, deixe no automático no Wpp Business. Você precisa descansar também.
Isso lhe dá segurança e a sensação de controle maior, afinal não temos alguém para dizer o que devemos ou não fazer.
Então seja você mesmo esta pessoa. Não trabalhe "24 horas" como muita gente romantiza por aí, isso só vai te dar estresse, doenças físicas e emocionais e o pior, a produtividade e motivação diminui.
Dinheiro NENHUM vai conseguir se equiparar ao valor da sua sanidade mental. Lembre-se disso.
2. Decore
Um ambiente gostoso, aconchegante e com frases motivacionais pode mudar o seu dia. Eu acredito no poder da decoração, a influência que um ambiente pode ter na saúde de um indivíduo. Coloque plantas e sinta a diferença.
E não precisa ser uma mega decoração caríssima e sofisticada. Uns quadrinhos de plástico, alguns copinhos pintados, um mouse pad diferente, um bloquinho legal para anotar os afazeres diários já pode mudar o seu cantinho.
Futuramente, farei alguns produtos legais para você poder comprar aqui no estúdio. Mal vejo a hora da pandemia passar para poder começar a postá-los por aqui. ♥
Se você é a doida das plantas como eu pode colocar algumas plantinhas também. Uma samambaia custa menos de 15 reais e fica linda no escritório.
3. Apenas o essencial
Sabe aquelas coisas que você coloca na mesa e nunca usa? Eu mesma tenho aqui alguns pinceis que só uso 1 vez na vida e outra na morte.
O ideal é guardá-los e deixar na sua mesa apenas as coisinhas que você realmente usa e os itens de decoração que fazem bem para você. Faça a limpa na sua mesa e sinta a diferença. O ar até parece mais puro.
4. Planner ou bloquinho diário
Crie o hábito de anotar tudo que você precisa fazer no dia (com relação ao seu trabalho) e verá o quanto é maravilhoso riscar cada tarefa que foi cumprida com sucesso.
Ultimamente eu anoto apenas no bloquinho, pois confesso que não me dei muito bem com o planner, funciono melhor com folhas avulsas, mas você pode usar o planner também caso se sinta mais confortável.
5. Separe a vida pessoal
Vida pessoal não deve ser misturada com a vida profissional enquanto estiver no seu horário de trabalho. Isso é ainda mais difícil quando trabalhamos em casa (ainda mais quando se tem filhos ou crianças na casa ou até mesmo os nossos pais que querem conversar o tempo inteiro).
Ou quando se tem deficit de atenção. Eu mesma me disperso com muita facilidade.
Isso significa que seu home office não deve, em hipótese alguma ficar em um local muito barulhento, como na sala, onde seus familiares ficam com a tv ligada.
Passe longe do sofá e da cama e, se não tiver jeito, converse com seus familiares, mas tente ao máximo se isolar neste momento de trabalho, nem que seja em um quarto, de porta fechada.
É essencial para a sua produtividade.
6. Local FIXO
O melhor lugar que achei até hoje foi no meu quarto, mas meu computador fica obrigatoriamente na mesa, para evitar que eu fique na cama, senão não faço nada hahaha!
Agora imagina com um notebook em frente a TV, ou em cima do sofá? Você não faz nada o dia todo, vai procrastinar até o final do dia.
Ter um lugar fixo faz com que você entenda que, assim que entrar naquele local ou sentar naquela cadeira, você estará no status oficial de "trabalhando".
Muita gente tem a tática de usar "roupas de sair" em casa, mas comigo isso não funciona (sim, eu trabalho de pijamas enquanto atendo vocês)! Não custa nada tentar esta tática, mas o local fixo funciona melhor para mim.
Então eu prefiro ter este local fixo para chamar de espaço de trabalho, mesmo que ele fique dentro do meu quarto e seja minúsculo, porém confortável.
E essas foram as dicas que EU uso e aprovo! Trabalho há muitos anos em home office e foi através da tentativa e erro que cheguei a minha rotina quase perfeita.
Confesso que às vezes passo do horário sim, tem dias que a nossa produtividade tá lá embaixo, mas tudo bem. Faz parte! Nem todos os dias seremos 100%.
Espero ter te ajudado em alguma coisa, te dado algum insight, aliás este é o objetivo deste blog: te ajudar! Aliás, o que você faz para o seu home office ser mais legal e confortável?
Obrigada por ter lido até aqui e até o próximo post!
Beijo!
Comments