Muito se fala em conteúdo de valor. É "entregue valor" pra lá, "faça marketing de conteúdo" pra cá, mas fala-se muito pouco sobre o que significa e menos ainda sobre como fazê-lo.
Obviamente as empresas de marketing e publicidade não vão te ensinar como fazer, porque o objetivo deles é que você pague pelo serviço de marketing (claro!).
Por isso, criar conteúdo de valor é algo que fica distante dos empreendedores iniciantes, em parte pelo valor do investimento e em outra parte pelo desconhecimento do assunto (o que é horrível). Mas você sabe o que é um conteúdo de valor?
O que é marketing de conteúdo?
Recentemente fiz um post sobre marketing e citei um exemplo de como o marketing de conteúdo poderia influenciar na captação de um cliente, mas não cheguei explicar o conceito mesmo.
A grosso modo, o marketing de conteúdo é uma forma de fazer o seu cliente chegar até você sem ter que fazer um anúncio direto escancarado.
Quer um exemplo? Supondo que você tem um e-commerce de sapatos recém-inaugurado e precisa captar clientes, só que está lhe faltando dinheiro para isso.
Aí você cria uma conta no instagram para divulgar seus produtos por lá, mas mesmo assim, sem sucesso.
É aí que entra o marketing de conteúdo.
Para você atrair e despertar o interesse nas pessoas, é necessário criar um conteúdo que atraia os possíveis clientes, mas que eles não se sintam coagidos a comprar.
Você precisa despertar este interesse neles.
Convenhamos, quem é que gosta daquela pessoa que fica enchendo o saco querendo vender algum produto que você está 0% interessada(o)?
Por isso que o marketing de conteúdo é super eficiente!
É uma lógica "reversa" de de divulgação: ao invés de você ir até o cliente, é ele quem vai até você vendo o seu post no instagram, facebook ou blog.
Tá, e como fazer essas coisas?
Primeiro de tudo: entenda quem é o seu principal e melhor cliente. Em termos técnicos, entenda quem é a sua persona!
Isso é fundamental para que você possa criar um conteúdo eficiente para o público que compra de você.
Vamos pegar o exemplo da loja de sapatos: os clientes ideais (público-alvo) são mulheres jovens, entre 20-40 anos, de classe-média que buscam sapatos sociais, delicados e elegantes.
A partir deste público-alvo, você cria a sua persona.
Não vou me estender a respeito da persona aqui, eu recomendo que leia o meu outro post sobre o assunto clicando aqui.
1. Mostre o produto de outra forma
Crie posts ensinando como usar os seus produtos.
Um exemplo para a nossa loja fictícia de sapatos seria looks do dia com os sapatos da loja, combinação de cores, mostrar o produto com detalhes, fazendo um vídeo, etc.
2. Mostre como é feito
Mostre os bastidores do seu trabalho ou do trabalho dos seus funcionários.
É de extrema relevância para os clientes saberem quem faz e de onde vem os seus produtos, ainda mais hoje, com tantas "empresas" lucrando horrores usando mão de obra escrava, é uma forma legal de mostrar que sua empresa é limpa, cidadã e seus funcionários estão ali como um verdadeiro time, não como meros subordinados.
3. Mostre seus clientes
Peça que seus clientes tirem fotos utilizando o produto e divulgue as melhores fotos no seu instagram.
Isso é essencial para trazer confiança aos futuros clientes que pretendem comprar de você no futuro.
4. Conte seu dia
Pessoas não se interessam por robôs, nem por empresas, mas sim pelas pessoas que representam aquele negócio.
É de extrema importância se apresentar, mostrar quem você é e porque escolheu criar o seu negócio.
O fato de compartilhar a sua história com outras pessoas fazem associar a sua empresa de uma forma emocional e envolvente.
5. Mostre simpatia
Brindes, promoções e reconhecimento dos seus clientes não são meros supérfluos, são essenciais para se sentirem únicos e presenteados.
Se você retribui o seu cliente como um amigo, responde suas dúvidas e fornece um café para ele por exemplo, cria-se laços e, dificilmente o cliente pensará em outra empresa quando precisar dos seus produtos / serviços.
Educação é mantra e todo mundo gosta! Use ao seu favor.
6. Seja DIFERENTE
Como conseguir resultados imitando outras pessoas? Impossível!
Não há uma receita mágica para conseguir sucesso nas vendas e reconhecimento da marca, isso é um fato.
O importante é poder criar a sua própria estratégia e isso é conquistado através de tentativa e erro.
Tente coisas diferentes, chame atenção de formas criativas, isto inclui procurar canais e formas diferentes de se comunicar.
Fazer igual a todo mundo só te tornará mais 1 pingo em meio ao oceano.
Quando perguntam para mim o porquê que não uso muito o instagram, é justamente por isso.
Ser estratégico faz parte do dia a dia de um empreendedor. Você usa alguma estratégia que não está neste post?
Não deixa de comentar algumas dicas para quem está começando agora. Eu também adoraria ler e saber o que você costuma fazer e que dá certo.
Por hoje foi isso, espero ter ajudado de alguma forma.
Não deixe de compartilhar este post caso tenha lhe ajudado e ajude outras pessoas a chegar nele também.
Muito obrigada por ter lido até aqui e até o próximo post!
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