Já percebeu que empresas como a nike, adidas, Pepsi, MC Donalds, Microsoft possuem várias versões de seus logotipos?
A nike tem seu símbolo inconfundível, que é o "check in", mas tem uma com o nome NIKE escrito, tem outra com o nome e o o check in junto... resumidamente essas são suas submarcas!
Recebo muitas solicitações de orçamento de clientes, sempre para as mesmas artes: cartão de visita, tags, receituários, sacolas, mas poucos realmente se importam com a base da identidade visual: os logotipos e submarks.
Eu os considero a criação de logotipo uma das partes mais importantes da identidade visual, pois são eles quem transmitem a primeira impressão de uma empresa.
Então vamos conhecer um pouco sobre a submark e o que ela significa?
O que é uma submark?
Também chamada de submarca, seria uma versão parecida com o seu logotipo padrão, porém em outro formato, mais simplificado (ou não), que pode ser apenas em texto ou em um brasão, como é o caso daqui da Casa de Lilith.
Temos pelo menos umas 4 versões do logotipo para utilizar em situações diferentes.
Uma para o site e locais pequenos, outra em formato de brasão, que utilizamos como marca d'água e em superfícies maiores e como foto de perfil para as redes sociais, que geralmente possuem formas redondas.
Outra apenas do desenho da borboleta, que utilizamos para locais que exige destaque do logotipo e pouco texto.
Se você estiver no celular lendo este texto, provavelmente está vendo apenas a borboleta no topo do site.
Quer dizer que podemos ter vários logotipos?
Sim, você pode e deve ter várias versões da mesma arte, sabe por que? Porque você precisará encaixar este logotipo em vários lugares e situações diferentes.
A versão do logotipo que você utiliza em um site, não será a mesma versão que você utilizará em um papel timbrado ou numa fita de cetim.
Imagina ter que colocar um logotipo extremamente detalhado em uma fitinha de cetim, o resultado será desastroso, não é? Não daria para ver nada.
Por que ter uma submark?
Facilitará a sua vida nas redes sociais e na hora de imprimir.
Fazendo um brasão do seu logotipo linear é possível divulgá-lo na foto de perfil do facebook, whatsapp e instagram sem cortar a imagem ou ficar pequena.
Você poderá marcar as suas imagens de uma forma profissional, principalmente se você trabalha com imagem, afinal a submark pode ser uma excelente marca d'água.
Além disso, você poderá diversificar e enriquecer a sua identidade visual, sem enjoar da mesma cara.
Quantos clientes já me disseram que estavam "enjoados" de ver o mesmo logo estampado em tudo e uma simples criação de um logotipo alternativo salvou a identidade visual?
Por isso que quando você for fazer a sua identidade visual, solicite um logotipo e uma submark ou submarca para que você tenha um melhor aproveitamento da sua identidade visual.
Maior Praticidade
Acho prático porque evita alterações no momento da impressão, diminui a chance de erros e de quebra transmite a sua identidade visual de uma forma mais profissional.
Sabe aquela foto bonita que a gente tira e sai divulgando em todas as redes sociais?
É você usando um logo só, fica cansativo ter que ver sempre a mesma imagem (que nem sempre cabe no lugar que você insiste em colocar).
Então se você precisa de uma identidade visual novinha em folha, não deixe de nos consultar aqui no estúdio para transformar a sua marca, será um prazer trabalhar para a sua marca se tornar a melhor no mercado!
Ah, se tiver alguma dúvida, não deixa de mandar o seu comentário para mim aqui que terei o maior prazer em responder!
Para orçamentos, clique aqui!
Beijão e até o próximo post!