Você já se perguntou se está na hora de mudar a sua marca?
Sei lá, você não se sente mais à vontade em expor a sua marca daquela forma ou talvez seu nicho tenha mudado um pouco, apesar de continuar vendendo os mesmos produtos.
Supondo que você tenha uma empresa popular de vender produtos de festas, como pratos de plástico, garfinhos, kit de aniversário, etc e de uns anos para cá você vem atendendo um público com maior poder aquisitivo.
Com isso, você sente a necessidade de dar um upgrade na marca, deixá-la mais atraente e mais chic, para que este público se identifique melhor com a sua empresa.
Você tem duas alternativas: mudar completamente a marca ou dar uma reformada nesta marca para que ela coincida com o público que você atende.
Quando mudar completamente a marca (Rebranding)
Essa opção pode ser a melhor para quem tem um novo negócio ou há pouco tempo, mas nunca investiu em identidade visual / branding e precisa dar uma cara profissional para a sua empresa.
Portanto, se você nunca fez uma identidade visual e branding com um profissional, recomendo que procure um designer para fazer tudo do zero (cof, cof, a gente aqui).
Fazer o redesign de uma identidade visual falida não será suficiente para reposicionar um negócio no mercado.
Agora, se você já possui uma identidade visual e uma marca sólida, bem posicionada, talvez seja melhor fazer o famoso redesign!
Não sabe se o branding completo é a melhor opção para o seu negócio? Analise as seguintes afirmações abaixo:
Sua empresa nunca fez uma identidade visual com um profissional qualificado.
Seu logotipo é muito genérico e sua identidade visual não tem um padrão definido.
Sua marca é jovem e tem muito pouco tempo de mercado.
Você deseja mudar o seu público-alvo e a proposta da empresa.
Você quer se livrar de um "escândalo" relacionado a sua empresa e precisa de um novo posicionamento (sim, isso também acontece né, como podemos ver na foto acima).
Se você se identificou com pelo menos 2 das afirmações acima, talvez seja melhor fazer o branding e a nova identidade visual da sua marca.
E quando fazer o redesign de marca
Se a sua empresa se encaixa em algum desses requisitos:
Você já tem uma marca consolidada no mercado e reconhecida pelos clientes há anos.
Seu público-alvo será o mesmo ou muito próximo do que era antes da modificação.
Sua empresa já tem um posicionamento de marca / branding.
Seu logotipo e identidade visual é boa, porém está desatualizado ou um pouco fora de moda.
Sua identidade visual é pouco prática (muito detalhada, fica caro demais para imprimir, como por exemplo um logotipo com muitas cores).
O redesign de marca é como reformar uma casa.
Gosto de comparar o redesign como se fosse uma reforma de uma casa.
A estrutura da casa se manterá. O que será feito é uma modernização da casa, trocando as cores das paredes, o piso, pintar as janelas e portas que já existem, enfim, manter aquilo que já tem.
Iremos mudar apenas aquilo que já está caindo aos pedaços, isto é, está fora de moda, ultrapassado ou velho demais para opções mais atualizadas, modernas.
O redesign irá dar uma renovada no seu logotipo, adaptando-o para os novos tempos e com isso reposicionando a marca para que ela possa se manter sempre atual.
O redesign mantem a integridade da marca
Se a sua ideia é manter a personalidade da marca, o redesign é a melhor opção, porque ele não irá mudar a identidade visual por completo, apenas dará uma boa modernizada na sua marca.
A Master Card resolveu dar um UPGRADE na sua marca, mudando a fonte que já aparentava muito velha e ultrapassada, com aquela sombra que já caiu de moda há tempos, trazendo uma fonte mais moderna, minimalista e arredondada.
Além disso removeu aquelas listras que também são bem ultrapassadas e lembram designs dos anos 90 ou 2000.
Manteve as cores, que são icônicas e que só de ver os dois círculos unidos já sabemos de que marca se trata.
Resultado: excelente! A marca se manteve, mas agora renovada, modernizada e ainda mais bonita.
Redesigns que viraram rebrandings e consequentemente viraram novas marcas
Agora, é necessário tomar cuidado com certos redesigns, porque se a modernização for muito radical, pode ser que a empresa torne-se irreconhecível para os clientes e para o público em geral, como foi o que ocorreu com a Decolar.
Quem não se lembra do jingle "Decolar ponto com..." com uma mulher cantando no final do comercial? Pois é, essa era uma das partes do branding da marca que a tornava inesquecível e que a empresa resolveu se livrar dele.
Mudou tudo! Desenho, fontes, cores, abordagem e posicionamento.
Acabou virando uma nova empresa. Ficou tão conceitual que torna-se necessário ler o brand book para se entender o que significa o logo e as cores.
Resumindo: não é um redesign. É uma nova marca! Trata-se de um rebranding. Se ao menos eles tivessem mantido as fontes e as cores...
Qual seria a melhor opção?
Agora voltando lá em cima na empresa fictícia que criamos: qual seria a melhor opção? Fazer uma nova identidade visual ou renovar a marca? Eu deixo para vocês responderem.
E se você ainda não sabe responder se o redesign ou o rebranding é a melhor opção, solicite um orçamento sem compromisso e lhe direi o que é melhor para a sua empresa. A meta aqui é facilitar a sua vida.
Enfim, espero que tenha servido o post para você e, se ele lhe foi útil, peço que retribua deixando um comentário ou compartilhando nas redes sociais. É a retribuição que eu desejo.
Obrigada por ter lido! E até o próximo post.
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