Antes de ser designer eu sou vendedora, porque eu preciso vender para trabalhar como designer, então antes de fazer um briefing ou montar uma arte eu preciso saber vender o meu trabalho.
Confesso que nunca tive dificuldade em mostrar o meu trabalho, mas ainda sou uma pessoa muito tímida, tinha muita vergonha de vender. E tive que perder este medo com o tempo, porque ou eu vendo ou eu passo fome e moro na rua, não é mesmo?
E aqui já surge a primeira dica para você vender mais: não tenha vergonha de vender!
Parece até meio idiota dizer isso, mas posso te garantir que não é. Quando você perde a vergonha de expor seu trabalho e o mostra para as pessoas, com muita segurança do que está falando, o que você sabe fazer ou o produto que você tem, normalmente passa segurança ao cliente. E isso garante mais vendas.
Outra coisa que já vem conectada com a primeira dica é: conheça o seu produto. Saiba do que você está falando!! Como você quer vender algo que você nem sabe como funciona, como foi feito??? Quais são os benefícios irresistíveis que o cliente irá perder se não comprar?
Acho que nem nós compraríamos de nós mesmos, né? Então se você é uma artesã(o) e costura, aprenda costura como ninguém, seja especialista no assunto! Mostre que você é a melhor opção para o seu cliente.
Ou seja, saiba falar o porquê que seu cliente está perdendo se ele não comprar com você.
Podemos dizer que outra dica seria o diferencial. Vejo muitas mulheres com ateliês que vendem trabalhos em patchwork mas não sabem inovar, só fazem mais do mesmo e acabam não vendendo nada. É sempre aquele mesmo tecido que todo mundo usa, com os mesmos modelos e acabamentos, nada de exclusividade. O que acontece? O cliente vai procurar o ateliê que vende mais barato, afinal é tudo a mesma coisa mesmo né?
Portanto, tenha criatividade, mostre o seu diferencial. Seja no tecido, no estilo, no modelo, na cor, na forma de atrair as pessoas, enfim, diferencial, minhas amigas!!!
A quarta dica que é importante saber é: entenda as dores dos seus clientes! Supondo que você possui uma loja de roupas para o público feminino e as pessoas entram na loja, olham as roupas e vão embora sem levar uma peça sequer. Por que isso acontece? Tente entender e estudar o que elas estão procurando. Busque sobre moda na internet e veja o que vende mais para o público que você trabalha.
Supondo que seu público-alvo sejam mulheres evangélicas, casadas e com mais de 30 anos. O que elas costumam vestir? Qual é o estilo de vida delas e para onde costumam sair? Isso é importantíssimo para atrair este público. Veja aquela peça que sair primeiro e busque mais peças como aquela. Entenda que a sua loja deve atender ao cliente, não o contrário!
E lógico, não poderia deixar de falar que você precisa de uma identidade visual e uma marca que faça com que os clientes confiem em você e no seu trabalho, afinal você sente mais segurança em comprar com uma marca ou com um vendedor qualquer que você nem conhece o nome?
Por mais que a marca seja uma "filha da mãe" de tão ruim, acredito que ela te passará mais segurança pela aparência do que uma pessoa que vende seus produtos e seja muito profissional no que faz.
Enfim, fica a reflexão. Espero que tenha ajudado você com minhas dicas que aprendi com a experiência. Ainda tenho muito a aprender, (sempre) mas acredito que estas dicas são de ouro para qualquer negócio ou vendedor.
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Beijos!
Como vender através da postagem?