Eu acho que é um dos questionamentos que eu mais ouço diariamente dos clientes. Às vezes por falta de grana, outra por ser pão duro mesmo (admita!!!), o cliente quer sair no benefício.
Acontece que o cliente acha que está saindo no lucro, e no começo, pode até ser mesmo, dependendo do tipo de negócio que você tem.
Depois começam os problemas, que irei contar logo abaixo neste post.
Sendo curta e objetiva: penso em uma analogia besta de que encomendar um projeto grande de identidade visual sem um logotipo ou logomarca, como quiser chamar, é como calçar os sapatos sem usar as meias. É possível, mas não é confortável.
Por que NÃO fazer isso?
Primeiro porque você vai desembolsar uma boa grana para conseguir pagar a sua identidade visual.
Se você tem um negócio que usa muitos artigos de escritório, é capaz de você encomendar mais milhares de reais em papelaria (só em artes).
Agora imagina toda essa papelaria da empresa com um logotipo de baixa qualidade, capenga e sem personalidade.
Você não acha que era melhor ter comprado o material de papelaria pré-pronto?
Afinal se for para não ter uma identidade visual completa, seria mais barato pagar em um material pré-pronto do que investir milhares de reais em uma papelaria sem graça, né?
Então não é melhor investir um valor mais alto em um logotipo e ter uma papelaria de respeito, marcante, a fim de valorizar a identidade e a marca da empresa, do que fazer uma papelaria sem noção que passa a imagem de amadorismo e desleixo?
Por que o logotipo/logomarca é importante?
O logotipo é a sua empresa em uma imagem. É a primeiríssima impressão que você irá causar no cliente.
Através dele é possível saber se a empresa é de tecnologia, de moda, de cosméticos ou acessórios, porque o logotipo passa uma informação visual.
O logotipo é a forma visual da empresa que o público irá memorizar e associar na próxima vez que ver sua marca.
Quantas vezes não já ouvimos alguém dizer que comprou um tênis só porque era da Nike? Só pelo prazer de ter aquela marquinha no pé.
Pois é! Quando você vê o símbolo da Apple ou da Nike, não precisa o nome das marcas estarem embaixo do nome, você aprendeu que aqueles desenhos são representações visuais daquela marca.
Outro benefício de ter o seu logotipo é que você usará essa imagem em tudo! Sacolas, fitas, canecas, canetas, uniformes, letreiros, papeis, praticamente TUDO!
Então tenha uma arte legal para usar em TODOS os itens que você irá precisar.
Sim, eu sei que parece complexo de cara, mas é simples!
Eu garanto para você que tudo isso fica mais simples, principalmente quando você contrata um designer, afinal não terá que pensar muito, essa é a função do designer: pensar algo legal com base em sua proposta de negócio e seu público-alvo.
Por isso, nada de fazer logo baratinho por 50 reais, tá?
Valorize esse dinheiro suado que você ganha com muita batalha e invista em algo de qualidade, lembre-se sempre de que o barato sai MUITO caro na maioria das vezes.
E eu vejo isso todos os dias com os relatos dos meus clientes.
Será um prazer atender você e transformar o seu negócio!
Beijo e até o próximo post!
Comentarios