top of page

ARTE • DESIGN • DECOR

 
Gabriela Costa

Por que não fazer a sua identidade visual em gráficas?

Atualizado: 27 de mar.

Alguns empreendedores, ao abrirem seus negócios, tendem a pensar demais com a emoção, principalmente quando trata-se de um sonho de longo prazer que está sendo realizado, por isso, muitos tendem a sofrer as consequências mais tarde.



Seja gastos supérfluos e desnecessários no começo da jornada ou com investimentos furados e mal planejados em alugueis, mobiliário, maquinário, etc.


E com a identidade visual não é diferente.


Na verdade, a identidade visual sempre é aquele investimento que é visto como um gasto. Por isso, ele é posto em último lugar na lista e sempre pouco ou mal planejado.


E isso é muito problemático.


Sabemos que a identidade visual está aliada ao branding e faz parte de uma estratégia de marketing para que a empresa seja bem reconhecida no mercado, seja original e o mais importante: seja cativante!


O design, principalmente quando aliado ao marketing, tem essa capacidade de cativar as pessoas de forma visual e emocional, fazendo com que os clientes se identifiquem com a marca e, consequentemente, compre mais!


Essa é a estratégia que todas as grandes empresas e marcas utilizam.


Tá, mas o que gráficas tem a ver com isso?


Tudo! E vou lhe dizer o porquê. Atendo muitos clientes que relatam terem feitos as suas identidades visuais sem nem ao menos terem pesquisado sobre.


Aí vem a questão: como é que você investe em algo que você não sabe nem como funciona?

É como investir em um objeto que você nunca viu na vida, sem saber para que ele serve e como funciona. Faz sentido isso?



Pesquise antes de começar!!!


Por isso, aqui vai o conselho: pesquise muito antes de criar sua identidade visual.


Aprenda o que é um logotipo, o que é branding, leia sobre o seu nicho de negócio e, quando você for fazer a sua identidade visual, terá muito mais chances de dar certo.


Aproveite que aqui no blog tem tudo sobre identidade visual. Aqui respondo todas as dúvidas dos meus clientes e leitores.




Por que não fazer a sua identidade visual em uma gráfica?


Muitos clientes relatam também que ao fazerem suas identidades visuais procuraram gráficas e não os profissionais de design para criarem a identidade da marca.


Aí notei também que muitos não sabem a diferença entre gráficas e designers gráficos. Para a maioria é um sinônimo.


Isso também é muito problemático! Por que?


Por que gráfica serve para imprimir, não para criar.

Os profissionais do setor gráfico são operacionais, isso significa que o trabalho deles é físico e técnico. O que eles fazem é ajustar a imagem na impressora, prensar e trabalhar na impressão de papeis, estampas, tecidos e outras coisas.


Resumindo, são eles que imprimem tudo que você vê por aí.


Já o trabalho de criação é unicamente do designer gráfico.


É para isso que existe essa profissão! Unicamente para projetar, desenhar e criar imagens como logos, sinalização, impressos, fontes e basicamente 90% de tudo que você vê no seu dia-dia.


Essa é a profissão do designer.


Resumidamente o designer cria e o gráfico imprime!


Ambos são importantíssimos! Um não vive sem o outro. Então não existe "o mais importante" ou o melhor, porque cada um tem uma função completamente diferente e complementar.


E sim, existe um profissional chamado "gráfico"! As pessoas associam designer "gráfico" apenas a impressão.


Até hoje eu ouço se eu conserto impressora, por exemplo. Eu acho é engraçado, por que não entendo nada de impressora!


Se me colocar em frente aquelas impressoras de gráfica eu não faço absolutamente nada! haahah


Obviamente sabemos as configurações técnicas básicas, como sangria, corte, UV, CMYK, mas caso precise de algo mais avançado, aí é a área do gráfico.



Então quem devo contratar primeiro?


Devemos, antes de tudo procurar pelo designer gráfico, afinal você precisará criar a sua arte com um profissional capacitado e estudado para isso.


O designer tem noção de psicologia das cores, semiótica, hierarquia do design, noções de proporção, tipografia, técnicas de desenho, ufa!

A gente estuda muita coisa para lhe entregar o melhor projeto possível, por isso, somos nós, os designers, que você precisa procurar.


Esqueça as gráficas até que o seu projeto de identidade visual esteja pronto. Você só irá procurar a gráfica para imprimir, pois é para isso que ela serve.


Aí pode vir alguém e falar: "ah, mas as gráficas fazem cartões de visita e logo, blá blá blá".


Fazem sim, porém fazem naquele jeito que já sabemos, pois não é a especialidade delas, tanto é que tenho muitos clientes que gastam com gráfica, se arrependem e me procuram para começar tudo do zero.


Ou seja, dinheiro jogado fora!


Portanto, evite contratar gráficas para criação da sua identidade visual, principalmente com relação ao logotipo!


Apenas o designer gráfico poderá lhe entregar um projeto dentro de suas expectativas, principalmente se você pretende investir um valor alto.


Espero ter lhe ajudado! Ah, e aqui vale a dica! Conheça um pouco sobre o nosso trabalho, visite a nossa página de identidade visual para conhecer, não custa nada <3


Obrigada por ter lido!

800 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


RECEBA OS PRÓXIMOS POSTS EM PRIMEIRA MÃO E NOVIDADES DA LOJA.

Obrigada pelo cadastro! Enviado com sucesso!

Não mandamos SPAM! Ao registrar-se, você concorda e aceita que A Casa de Lilith envie e-mails de novas postagens e armazene seu email em nosso banco de dados.

gabriela-costa.jpg

QUEM FAZ

Gabriela Costa

Gabi

Sou a gótica colorida por trás do estúdio A Casa de Lilith. A minha missão é trazer, através do design e do branding, oportunidades de crescimento para pessoas empreendedoras que estão em busca de montarem seus impérios. Acredito que ter um negócio é realizar um sonho e amo fazer parte deste processo..  

 

Trabalho com design desde 2012 com foco no mundo digital e impresso e será um prazer imenso trabalhar no seu projeto!

 
bottom of page