Quem nunca ouviu falar no famigerado rosé gold? Uma cor LINDA, maravilhosa! O rosé gold tomou conta da moda, da decoração e com o design não seria diferente, né?
Muitas pequenas empreendedoras aderiram a cor na identidade visual porque desde meados de 2018 ela esteve na moda.
Agora a trend passou e estamos numa vibe mais "ameba", sem formas definidas, muitas sobreposições, flat design e todas as empresas estão mudando suas marcas.
Análise ao usar uma cor "do momento"!
Quando eu pensei em aderir um misto do rosa quartzo e o peach na identidade visual da Casa de Lilith eu já sabia que essas cores estavam na moda, mas eu queria inicialmente passar sobriedade e delicadeza, então eu coloquei essa cor na paleta como secundária, sendo minhas cores principais o cinza, branco, preto e marrom, cores sóbrias e que combinam com a minha personalidade e a personalidade INICIAL do estúdio.
Mas o estúdio foi crescendo e eu passei a perceber que essa cor não refletia o meu estilo e personalidade real.
Eu estava sóbria e contida demais e isso não combina com a minha personalidade e estilo de design. Eu sou dramática, moderna, fashionista, gosto de cores escuras ou fortes.
Então resolvi mudar para algo mais moderno, colorido e "minimalista" quando se refere a fontes, textos etc. Ou seja, usei a trend de design para adaptar aquilo que se encaixa com a minha missão.
Ou seja, mudar não é um problema, usar a cor da moda também não, mas é necessário entender o contexto da sua marca e perceber o que não está ornando bem com a mensagem que pretende passar.
Eu posso usar "a cor da moda"?
Até aí não há nada de errado usar alguns trends de design ou a cor pantone que está na moda. O problema começa quando TODO mundo usa essa cor e o pior: em logotipos extremamente padronizados e sem um diferencial.
Vocês sabem do que estou falando, não preciso nem mostrar imagens. Se a sua intenção é se destacar através de uma MARCA, não faz o menor sentido copiar uma marca que já existe ou que já está manjada, entende?
É que antes de se escolher uma paleta de cores, é necessário muita pesquisa a respeito da psicologia das cores, o tipo de negócio que você tem e qual é o impacto que você pretende causar.
Vejo muitos ateliês utilizando em seus logos essa paleta de cores com rosé gold e, sendo sincera, eu não consigo identificar o que aquele ateliê faz, o que é ruim, porque é sinal que seu possível cliente também não irá entender.
A única coisa que eu consigo pensar é: mais do mesmo. Nenhum diferencial.
A minha dica sobre as Trends de Design
Se você quer se diferenciar no mercado, realmente ter impacto em relação aos concorrentes: não faça igual aos concorrentes.
Obviamente, é legal ver o que dá certo e o que não dá para aquele teu grande concorrente, mas priorize a sua imagem única, que quando a pessoa bater o olho, saberá que aquele trabalho é teu.
Principalmente quando nos referimos a ateliês, a primeira expressão que nos vem a cabeça quando pensamos em ateliês é "peça única" ou "feito à mão".
Poxa, é feito à mão e tem coisa mais linda do que algo feito com todo o carinho do mundo? Nunca se fará uma peça igual a outra!
Faça algo que se assemelhe a isso, busque uma identidade visual que valorize o "feito a mão" com uma letra mais cursiva, enfim, passe um sentimento!
Por isso que eu digo que é importante fazer a sua identidade visual com um designer de confiança.
Não precisa ser aqui (mas se quiser pode hahaha, não deixe de nos chamar clicando aqui ou pelo nosso email oi@acasadelilith.com.br e solicitar um orçamento sem compromisso) peça indicação de alguém competente, que entrega no prazo e faz acontecer.
Se você gostou deste post, não deixa de conferir os outros que eu escrevo aqui também, todos são destinados a empreendedores e profissionais autônomos que decidiram não ser mais 1 neste mundo e sim um diferencial!
Todos nós somos diferentes uns dos outros e precisamos valorizar isso.
Até o próximo post! Vejo vocês em breve!
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